Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password
 

Revista Negócios & Franchising - Edição Especial Outubro 2008

 

Empresas rendem-se ao franchising

 

Empresas que durante anos trabalharam individualmente estão a começar a apostar no franchising para se expandir. É uma das tendências do primeiro semestre do ano, aliada à forte iniciativa nacional, já que mais de metade das novidades que surgiram nos primeiros seis meses são portuguesas.

Entre as novidades do primeiro semestre do ano, muitas são as empresas que, após anos a trabalhar com lojas próprias, resolveram agora expandir-se em franchising. Os exemplos são vários, mas os mais emblemáticos serão talvez a Kit Máquinas, criada em 1978, e a Colégio Atlântico, de 1981. Ambas viraram este ano as suas atenções para o franchising, como forma de expandir os seus conceitos. Também a 3iNFOR (1988) a Maxinveste (1992) ou a Carlos Santos Hair Shop (1995) são reveladoras desta tendência e da atracção que o franchising cada vez mais exerce nas empresas que querem expandir o negócio.

Nas novidades do primeiro semestre destaca-se igualmente o empreendorismo nacional, com 51 novas marcas portuguesas a actuar em franchising, o que corresponde a mais de metade do total das novidades dos primeiros seis meses do ano. São números significativos que expressam bem a evolução do franchising no nosso país. Realce ainda para a presença espanhola, com 13 novas empresas em Portugal a surgirem no país visinho, estando as restantes origens dispersas por Itália, Brasil, Reino Unido, França, Uruguai e Holanda.

Serviços Dominam, comércio em alta

Nos primeiros seis meses do ano, os serviços mantiveram-se bastante dinâmicos, com 47 novas empresas a surgir na área, entre serviços a empresas/mistos e a particulares. Mantêm-se ainda a tendência que se tem registado nos últimos anos, com um forte crescimento do número de empresas a actuar na consultoria financeira. Este é, inclusive, um dos sectores com maior número de marcas a serem criadas no primeiro semestre do ano. São 11 novas redes nesta área que prometem apoiar empresas e particulares a nível financeiro.


A par dos serviços de consultoria financeira estão os de educação e formação, que registaram igualmente 11 novas marcas no primeiro semestre do ano. São estas duas áreas, juntamente com es centros de estética, onde surgiram seis empresas no primeiro semestre, que dominaram as novidades neste período. As restantes dispersaram-se pela consultoria de gestão, mediação imobiliária, lavandarias, ginásios, entre outros.
Também o sector do comércio, com 22 novas empresas, se manteve bastante activo nos primeiros seis meses de 2008. A diversidade domina este ano, com negócios nas mais variadas áreas, desde a informática, ao vending, às energias ou à decoração.
Ao contrário dos anos anteriores, a restauração foi bastante impulsionada nesta primeira metade do ano. São oito novas empresas a marcar lugar no mercado empresarial português vindas de Portugal, Espanha e Itália.

Texto de Cristina Soeiro, in Revista Negócios & Franchising, Edição Especial, Outubro 2008

 

Novidades em 2008

...

Flexi Solutions

Na área da consultoria financeira, a Flexi Solutions, foi criada em 2007, ano de implementação e consolidação do negócio. Concretizou protocolos com instituições bancárias e financeiras e procura oferecer um serviço personalizado de consultoria a clientes particulares e empresariais. 2008 marca o início da expansão em franchising. Até 2010 quer alargar a sua rede a um máximo de 20 unidades franchisadas.
O apoio ao franchisado abrange inúmeras áreas, entre as quais, a escolha do local, a decoração, a formação, o plano de marketing e publicidade, a elaboração do plano de negócio, as metodologias de trabalho, entre outros.

Investimento inicial: € 6.000 a € 15.000.

...

 

Bookmark and Share