Flexi Solutions Cuidamos das suas financas
 Username   Password
 

Qualidade Online - 4 Fevereiro 2009

 

"Uma consultora financeira tem uma posição negocial mais forte junto da banca"

 

Caracterizada pela transparência, rigor e credibilidade, a Flexi Solutions é actualmente um dos principais players do mercado de consultoria financeira, sendo que o principal desiderato passa pelo aconselhamento das famílias portuguesas, diminuindo os seus encargos mensais e incrementando o rendimento disponível, tal como revelou o director geral da Flexi Solutions, Luís Sousa.

 

O vosso principal desiderato passa acima de tudo por optimizar os recursos financeiros dos vossos clientes. De que forma é que perpetuam esse fito? Quais os maiores obstáculos que têm enfrentado?


O nosso objectivo é de aconselhar as famílias portuguesas a diminuir os seus encargos mensais, aumentando o rendimento disponivel. A falta de conhecimento e de cultura financeira leva muitas famílias a fazerem opções que não lhes são benéficas a longo prazo. Nós temos a missão de explicar, esclarecer e aconselhar, por forma a tornar as decisões dos nossos clientes financeiramente mais racionais. Nesta área temos assistido a um crescimento do interesse e procura por parte das famílias devido ao trabalho da comunicação social em divulgar e esclarecer os portugueses relativamente ao tema das finanças pessoais.

Olhando para o mercado em que actuam, interessa desmistificar uma ideia que muitas vezes é transmitida, ou seja, que recorrendo a serviços de consultadoria financeira as pessoas/famílias, ao invés de estarem a reduzir as suas obrigações mensais, estão apenas a «multiplicar» os seus encargos. Sente que ainda existe essa imagem destes serviços?


Os clientes particulares ou empresas que contratem os serviços de uma consultora financeira estão a ter acesso a condições mais vantajosas que aquelas que um particular consegue negociar com o seu banco. Uma consultora financeira tem uma posição negocial mais forte junto da banca, pois representa o montante total dos créditos negociados com a instituição, enquanto que um particular negoceia apenas o valor do seu crédito.
Para além disso os protocolos que firmanos com as instituições oferecem aos nossos clientes condições especiais superiores às de balcão, nomeadamente isenção de algumas comissões da banca e custos de avaliação de imóveis reduzidos.
Uma consultora financeira apresenta aos seus clientes a melhor solução do mercado, para cada situação em concreto. Isto só é possivel tendo protocolos com as várias instuições financeiras e tendo um conhecimento profundo de toda a oferta do mercado. Um cliente particular consegue apenas pedir simulações em dois ou três instituições e tem muitas vezes dificuldade em fazer a comparação pois não conhece todos os custos envolvidos nas operações em cada instituição. Nesta área, mais uma vez o consultor financeiro é um poderoso aliado que em muito pode ajudar.

Como é que analisa o papel da banca actualmente? Sente que este «abrandamento» de crédito era inevitável? Que consequências é que essa mitigação poderá ter para a Flexi Solutions?


A situação de crédito fácil a que assistimos nos últimos anos era insustentável para a banca e economia a longo prazo. A banca vai continuar a financiar mas agora exigindo mais garantias. As famílias terão de  perceber que não se pode comprar uma casa, pedindo emprestado 100% do seu valor. Têm de fazer uma poupança que irão investir na casa.
A forma como as famílias veêm o crédito vai também ter de mudar por força das circunstâncias. De futuro não será tão fácil para quem tem um crédito recorrer a mais créditos ao consumo.

Quais as próximas linhas de acção da empresa?


A Flexi Solutions vai continuar a apostar no crescimento da sua rede de franchising e parceiros. Vamos partilhar os nossos conhecimentos e metodologias com profissionais sérios que acreditem nesta área de negócio e procurem um negócio com futuro.

In QualidadeOnline.com

Bookmark and Share